Os meniscos são estruturas que ficam dentro dos joelhos e funcionam como “amortecedores”, absorvendo a carga/peso do corpo quando caminhamos, corremos, saltamos, agachamos, etc.

Cada joelho tem dois meniscos, um medial (na metade mais interna do joelho, que fica de frente para o outro joelho) e um lateral (na metade externa do joelho)

Os meniscos podem sofrer lesões por trauma (exemplo: torção do joelho ao realizar um exercício ou qualquer atividade do dia-a-dia) ou por desgaste ao longo do tempo. Chamamos as lesões por desgaste de lesões degenerativas.

O paciente com lesão de menisco pode ter dores, estalidos, sensação de travamento e até bloqueio da movimentação do joelho.

O tratamento das lesões de menisco dependem do tipo de lesão, da idade e demanda funcional (estilo de vida) do paciente.

A maioria das lesões degenerativas e lesões pequenas que não incomodam muito o paciente recebem tratamento não cirúrgico: períodos curtos de repouso, medicações analgésicas e fisioterapia. Lesões pequenas causadas por trauma podem cicatrizar sem necessidade de cirurgia.

O tratamento cirúrgico pode ser necessário em alguns casos, principalmente lesões causadas por trauma. Hoje em dia as cirurgias para tratamento de lesão de menisco são realizadas por artroscopia, com 2 ou 3 pequenas incisões menores que 1cm.

Existem duas possibilidades de tratamento cirúrgico, dependendo do tipo de lesão: meniscectomia ou sutura.

Meniscectomia é a remoção da parte do menisco que contém a lesão. Tentamos ao máximo preservar a parte saudável do menisco, pois quanto maior a porção retirada, maior é a chance de desenvolvimento de artrose.

 


Sutura
é o tratamento em que a lesão é “costurada” com um ou mais pontos, preservando o menisco. Isso só é possível em alguns tipos específicos de lesão, em pacientes mais jovens. A reabilitação nesse caso é muito mais lenta que quando é feito Meniscectomia, mas o resultado a longo prazo é melhor.

 

 

Para o diagnóstico e tratamento adequados das lesões de menisco, é imprescindível que o médico ortopedista examine o seu joelho.

 

Consulte um médico ortopedista para avaliar suas dores no joelho.


Agende uma consulta

Dr Tales Mollica Guimarães

(11) 2640-6152

Rua Cristiano Viana, 401 – Cj.1106
Bairro: Pinheiros – São Paulo-SP

contato@talesortopedia.com