Artrose, Artrite, Osteoartrose e Osteoartrite são palavras que tem o mesmo significado e dizem respeito à doença que pode ocorrer em qualquer articulação do corpo (ombro, mãos, quadris, joelhos, etc.). É caracterizada inicialmente por desgaste da cartilagem e inflamação, destruição dos ligamentos e ossos nas fases mais tardias.

A artrose do joelho é uma doença muito comum, presente em quase todas as pessoas após os 65 anos de idade. Os principais sintomas são: dor, dificuldade de movimentar a articulação e derrame articular ( “inchaço” ). Os sintomas podem ser constantes, ou podem acontecer em crises esporádicas.

O tratamento da artrose deve ser individualizado, pois a doença tem graus progressivos de gravidade, e cada pessoa tem uma sensibilidade diferente, podendo sentir mais ou menos dor em cada fase da doença. De uma maneira geral, casos mais leves devem ser tratados sem cirurgia e casos mais graves podem necessitar de tratamento cirúrgico.

As principais medidas que comprovadamente aliviam os sintomas da artrose são:

• alongamento e fortalecimento dos músculos (das coxas e das pernas no caso da artrose de joelho)
  • redução de peso

Existem diversos medicamentos que aliviam a dor, diminuem a inflamação e retardam a evolução da doença, podendo ser usados para auxiliar o tratamento.

O tratamento cirúrgico é indicado em alguns casos, quando o tratamento sem cirurgia falha em aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com artrose.

As principais opções de cirurgia são:

• artroscopia para limpeza articular e tratamento de lesões localizadas e sintomáticas de menisos e cartilagem
  • osteotomia para mudanças do eixo
  • artroplastias (próteses)

Cada uma deve ser considerada de acordo com o grau de acometimento e a demanda funcional (estilo de vida) do paciente.

O mais importante é que você tenha conhecimento da doença e entenda cada parte do tratamento. Não existe cura rápida para artrose. As suas ações e o seu comprometimento com o tratamento são fundamentais para alivio dos sintomas e melhora da sua qualidade de vida.

Consulte um médico ortopedista para avaliar suas dores no joelho.

Dr Tales Mollica Guimarães

(11) 2640-6152