A Luxação do Joelho é a perda completa da congruência articular (contato normal entre dois ossos) entre o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da perna). Ocorre lesão multiligamentar, ou seja, lesão de dois ou mais ligamentos do joelho, sendo o Ligamento Cruzado Posterior ( LCP ) um dos ligamentos rompidos em grande parte dos casos.
É uma lesão rara e grave, geralmente causada por um trauma de alta energia (acidentes de carro ou moto, quedas de altura e menos frequentemente trauma esportivo).
Geralmente a redução (retorno dos ossos a sua posição normal) ocorre espontaneamente, mas os ligamentos permanecem rompidos.
Para o diagnóstico correto de uma lesão multiligamentar do joelho, é necessário a realização de um exame físico criterioso pelo médico ortopedista. A necessidade avaliação multidisciplinar (vários médicos: cirurgião geral, cirurgião vascular, neurocirurgião) é frequente. Pacientes vítimas de traumas de alta energia podem ter lesões mais graves no corpo que precisam ser tratadas com prioridade (lesões na cabeça, no tórax, no abdome, fraturas, entre outras).
É fundamental que o médico ortopedista realize o exame físico tanto no momento do trauma, para diagnóstico da luxação e de lesões associadas, como após diminuição da dor e edema, para diagnóstico preciso das estruturas envolvidas e definição do tratamento. Exames de imagem como radiografia e ressonância também devem ser realizados para auxiliar na definição do tratamento.
O tratamento cirúrgico é necessário na maioria dos casos. O tratamento não cirúrgico pode ser uma opção em pacientes de baixa demanda funcional. O tempo para reabilitação é longo (pelo menos um ano).
Dr Tales Mollica Guimarães
(11) 2640-6152
Rua Cristiano Viana, 401 – Cj.1106
Bairro: Pinheiros – São Paulo-SP