Os cistos são “bolhas” formadas por acúmulo de líquido. No joelho podem ocorrer em duas formas: Cisto de Baker e Cisto de Menisco.
Cisto de Baker
O Cisto de Baker (ou Cisto Poplíteo) é uma “bolha” formada na parte de trás do joelho, entre dois músculos: o gastrocnêmio medial e o semimenbranoso.
O Cisto de Baker por si só não é um problema, mas ele nos indica que há algum problema dentro do joelho, como Artrose ou uma Lesão de Menisco, por exemplo. Esse problema interno leva a inflamação com produção de líquido inflamatório, que extravasa quando movimentamos o joelho, formando o cisto.
O Cisto de Baker pode ficar muito grande e romper, causando uma dor forte na região da panturrilha (“batata” da perna).
Não é necessário tratar o Cisto de Baker. É preciso diagnosticar e tratar o problema interno que causou a sua formação.
Cisto de Menisco
O Cisto de Menisco é uma “bolha” formada na região da linha articular do joelho – junção entre o osso da coxa (fêmur) com o osso da perna (tíbia).
Geralmente está associado a uma lesão do Menisco, pela qual o líquido articular extravasa, formando o cisto. É mais comum na face lateral do joelho, na presença de lesão do menisco lateral.
Pode haver dor tipo latejante, principalmente após atividades físicas.
O tratamento não cirúrgico é paliativo, realizado com medicamentos analgésicos, fisioterapia e mudanças no estilo de vida. Esse tipo de tratamento pode diminuir a dor mas geralmente não provoca o desaparecimento do cisto.
O tratamento cirúrgico consiste em artroscopia do joelho para tratamento da lesão meniscal e descompressão do cisto.
Consulte um médico ortopedista para avaliar suas dores no joelho.
Dr Tales Mollica Guimarães
(11) 2640-6152
Rua Cristiano Viana, 401 – Cj.1106
Bairro: Pinheiros – São Paulo-SP