Ligamento Colateral Medial
O Ligamento Colateral Medial ( LCM ), como o nome diz, é localizado na face medial do joelho (face que fica de frente para o outro joelho).
A lesão do LCM pode ocorrer quando o joelho sofre um estresse em valgo (veja a imagem abaixo para entender). Pode ocorrer em atividades esportivas (como futebol, vôlei, handebol, basquete, ski, lutas, danças, entre outros) e também em decorrência de entorses do joelho no dia-a-dia.
Os principais sintomas são dor na face medial do joelho e sensação de “falseio” simplesmente ao caminhar. A intensidade dos sintomas varia com grau de lesão (de lesão leve até ruptura total).
O diagnóstico de lesão do LCM é clínico, ou seja, guiado pela história e sintomas descritos pelo(a) paciente e exame físico realizado pelo médico ortopedista. É necessário realização de ressonância magnética para confirmação do diagnóstico e para averiguar se há lesões associadas de menisco, cartilagem e outros ligamentos.
O tratamento da lesão do LCM é não cirúrgico na maior parte dos casos, com uso de imobilizador por algumas semanas e fisioterapia/reabilitação precoce.
Ligamento Colateral Lateral
O Ligamento Colateral Lateral ( LCL ) é localizado na região póstero-lateral do joelho e integra, junto com outras estruturas, o complexo ligamentar póstero-lateral, ou canto póstero-lateral ( CPL ).
A lesão do LCL / CPL pode ocorrer quando o joelho sofre um estresse em varo (veja a imagem abaixo para entender) em traumas torcionais, com movimento de rotação tíbia (osso da perna) em relação ao fêmur (osso da coxa). Também pode acontecer em traumas de alta energia, e nesses casos é frequente a ocorrência de lesão do LCL / CPL em associação a lesão de outros ligamentos ( lesões multiligamentares ).
O diagnóstico de lesão do LCL / CPL também é clínico, ou seja, guiado pela história e sintomas descritos pelo(a) paciente e exame físico realizado pelo médico ortopedista. É recomendável a realização de ressonância magnética para confirmação do diagnóstico e para averiguar se há lesões associadas de menisco, cartilagem e outros ligamentos.
O tratamento das lesões do LCL / CPL depende do grau de lesão (que varia de lesão leve até ruptura total) e da existência de lesões associadas ( lesões multiligamentares ).
Lesões isoladas leves do LCL / CPL podem ser tratadas de maneira não cirúrgica, com uso de imobilizador por algumas semanas e fisioterapia.
Tratamento cirúrgico deve ser realizado quando ocorre ruptura total do LCL / CPL, e quando existem lesões associadas ( lesões multiligamentares ).
Dr Tales Mollica Guimarães
(11) 2640-6152
Rua Cristiano Viana, 401 – Cj.1106
Bairro: Pinheiros – São Paulo-SP