O Ligamento Cruzado Anterior ( LCA ) é um dos quatro principais ligamentos dos joelho. Tem como funções controlar movimentos rotacionais do joelho e evitar que a tíbia (osso da perna) se desloque para a frente em relação ao fêmur (osso da coxa), tendo assim importante papel na estabilidade do joelho.
A ruptura do LCA é uma das lesões mais comuns do joelho. Pode ocorrer em indivíduos que praticam esportes em que são realizados movimentos bruscos de mudança de direção, desaceleração e movimentos de rotação do joelho, como futebol, vôlei, handebol, basquete, ski, lutas, danças, entre outros. Pode ocorrer também em decorrência de entorses do joelho no dia-a-dia, em casa, no trabalho e em acidentes de trânsito.
Ao sofrer uma lesão do LCA, o indivíduo geralmente sente um estalido no joelho, seguido de “inchaço”, dor e dificuldade para extender (esticar) totalmente o joelho, que podem durar alguns dias. O principal sintoma da lesão do LCA é a sensação de “falseio” (deslocamento) do joelho, ao fazer movimentos de mudança de direção, desaceleração ou de rotação do joelho, e as vezes simplesmente ao caminhar.
O diagnóstico de lesão do LCA é clínico, ou seja, guiado pela história e sintomas descritos pelo(a) paciente e exame físico realizado pelo médico ortopedista. É necessário realização de ressonância magnética para confirmação do diagnóstico e para averiguar se há lesões associadas de menisco, cartilagem e outros ligamentos.
O tratamento da lesão do LCA é cirúrgico na maior parte dos casos. Exceção a isso são pacientes com idade mais avançada e baixa demanda funcional, principalmente.
A cirurgia consiste na reconstrução do ligamento, utilizando-se tendões ou parte de um tendão (que denominamos enxerto), retirado do(a) próprio(a) paciente.
O retorno a prática de atividades esportivas depende de uma boa reabilitação e deve ocorrer após um período mínimo de 6 meses após a cirurgia (em atletas amadores, esse período costuma ser maior). Se a cirurgia e a reabilitação forem realizados adequadamente, o(a) paciente pode retornar as suas atividades prévias no mesmo nível prévio a ocorrência da lesão.
Dr Tales Mollica Guimarães
(11) 2640-6152
Rua Cristiano Viana, 401 – Cj.1106
Bairro: Pinheiros – São Paulo-SP